Aprenda a consultar o seu benefício pelo CPF

Qualquer pessoa que recebe algum tipo de benefício do INSS, são identificados através de um código de segurado, o mesmo é enviado junto com a carta de concessão, ele é importante para consultar o benefício do INSS, mas já adiantamos se você não tiver esse número a consulta pode ser feita pelo CPF.

No decorrer da nossa matéria vamos explicar como é possível fazer esta consulta , continue conosco.

São três formas para consultar o benefício do INSS pelo CPF.

Veja:

  • Fazendo login no Meu INSS;
  • Entrando em contato pelo telefone de Atendimento do INSS 135;
  • Acessando o site da Previdência Social.

Confira cada um desses tópicos abaixo! 

Meu INSS 

O Meu INSS é um portal que oferece muitos serviços que são gratuitos, aposentados, pensionistas e até  mesmo para os não-segurados.

Através dele é possível conferir informações previdenciárias, consultar benefícios e realizar agendamentos e solicitações.

Solicitar benefício 

Para isto a pessoa deve fazer login por meio de uma conta de acesso único do Governo, mas lembrando que no primeiro acesso é necessário confirmar algumas informações cadastrais.

Veja:

Login > “ Meu Benefício”, na tela inicial, se você tem mais de um benefício vinculado ao seu CPF, o processo para a consulta será o mesmo.

Lembrando que cada benefício tem um número único, por isso esteja atento (a) ao benefício correto que você deseja consultar.

Pelo telefone 135 

Caso você não consiga fazer a consulta pelo Meu INSS, você tem a opção de solicitar o atendimento na Central Telefônica do INSS, pelo telefone 135.

Quando efetuar a ligação você precisa informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais, o intuito disso é evitar fraudes e proteger os dados pessoais e financeiros.

Se as ligações forem realizadas por telefones fixos ou públicos, não terá custos, mas se for celulares o custo é equivalente a uma ligação local.

Este tipo de atendimento está disponível de segunda à sábado das 7h às 22h.

Site do INSS

Para ter este atendimento é necessário clicar na guia INSS que estará no topo da página e  logo no menu à esquerda, você deve escolher a opção “Consulta de situação de benefício” em seguida toque no botão “Acompanhar pedido” em seguida a página será direcionada para o Meu INSS.

Conclusão 

O Meu INSS tem o objetivo de facilitar a vida do cidadão que precisa acompanhar a solicitação do benefício e também para aqueles que querem acompanhar  à distância o andamento do seu processo de concessão.

Por Laís Oliveira 

Fonte: Rede Jornal Contábil .

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Iniciar conversa
1
Podemos ajudar?
Olá! Podemos ajudar?