A importância da educação financeira no uso de cartão de crédito

A maneira como a gente se relaciona com o dinheiro pode facilitar ou atrapalhar a conquista dos nossos objetivos.

Muito provavelmente, se desde a fase escolar aprendêssemos a lidar melhor com isso, não teríamos hoje uma enorme quantidade de endividados pelo país e uma expressiva oferta de empréstimos para este público.

Pensando neste sentido, não tem como não avaliarmos que a ausência da educação financeira em uma formação de base traz impactos negativos.

É muito comum vermos as pessoas tropeçando nesse assunto e se debatendo com dívidas, principalmente os mais jovens, que ainda estão aprendendo a se planejar financeiramente, o que pode levar anos para ser resolvido e comprometer a sanidade das contas de uma família inteira.

Essa má gerência do dinheiro acarreta não só no adiamento de projetos, pois pode resultar em um descontrole no orçamento, afetando diretamente o histórico financeiro de uma pessoa no banco.

Se o chamado “score” de crédito não for satisfatório, a instituição financeira não libera um eventual empréstimo solicitado para a compra de um carro, de um apartamento ou para uma viagem.

Crédito prático e seguro

Quando foi criado, o cartão de crédito chegou ao mercado com a promessa de facilitar o planejamento financeiro das pessoas.

Por meio de um limite de crédito preestabelecido, é possível ter dinheiro na hora para pagar uma compra, sem ter de carregá-lo em espécie, e acertar aquela conta em até 40 dias, que é o prazo de vencimento de uma fatura de cartão de crédito.

E mais: com a vantagem extra de poder escolher se você quer pagar à vista, no fechamento dessa próxima fatura, ou parcelar o valor gasto, caso tenha feito uma compra grande.

Uso com consciência

Sem dúvida, o cartão de crédito é uma excelente ferramenta de compra, muito prática e segura, e um verdadeiro aliado para controlar as finanças, desde que usado com cautela e consciência, evitando cair na opção do crédito rotativo.

  • Você organiza melhor os gastos ao estabelecer um limite no seu cartão.
  • Pode concentrar diferentes pagamentos em um único cartão.
  • Controla seu consumo, acessando seu histórico de compras.
  • Não precisa carregar dinheiro quando sai de casa.
  • Ganha segurança para pagar rápido e fazer compras online.
  • Pode pagar por aproximação, sem precisar digitar senhas em maquininhas.
  • Consegue parcelar valores maiores, sem juros embutidos.
  • E ainda ganha benefícios, como cashbacks (dinheiro de volta) e programas de milhagens.

Uma opção inteligente para administrar suas compras

Está cada vez mais fácil acessar essas vantagens e solicitar um cartão de crédito sob medida para suas necessidades.

Atualmente, devido à forte concorrência no mercado, os pacotes de benefícios dos cartões estão se multiplicando, resultando na oferta de uma enormidade de produtos atraentes.

Anuidade zero, cashbacks tentadores, cartões virtuais, descontos em lojas e serviços, programas de recompensas e cartões adicionais, inclusive para crianças, são só alguns dos benefícios que você pode encontrar por aí.

Tudo está acessível na palma da mão, via os diversos aplicativos disponíveis para isso.

Independência, autonomia e controle.

Certamente, um poder ao seu alcance para aproveitar da melhor forma mais esse meio de pagamento.

Fonte: Rede Jornal Contábil .

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Iniciar conversa
1
Podemos ajudar?
Olá! Podemos ajudar?